Skip to main content
ArtigosPublicações

Lançamento de livro sobre bebês intersexo na 26ª Bienal Internacional do Livro

Por Thais Emilia

Foi muito emocionante lançar a 2ª edição do livro Jacob (y), “entre os sexos” e cardiopatias, o que o fez anjo? No lançamento da 1ª edição iniciou a pandemia de Covid e isolamento, assim, por prudência cancelamos todos os lançamentos presenciais. Assim, o primeiro lançamento presencial ocorreu dia 03 de julho de 2022 na 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo no stand da Editora Scortecci que também comemora 40 anos de fundação.

Estiveram juntamente comigo no lançamento do livro meu querido esposo e companheiro Elisberto Campos e nossos filhos Guilherme Campos e Jenny Rayssa. E, organizando a tarde de autógrafos, a cerimonialista e maquiadora Mayara Natalle que é também uma mulher intersexo e secretária da Associação Brasileira Intersexo- ABRAI. Rodolfo Farias, que é músico e esposo de Mayara também esteve presente para prestigiar a tarde de autógrafos.

Mayara refere-se à grandiosidade da importância do livro: “graças a visibilidade do nascimento de Jacob que eu compreendi toda a minha existência como mulher intersexo”

Também prestigiaram o livro Alexandre Lima Passarello, diretor da Associação da Parada do Orgulho LGBTI e Diretor Comercial da Inclusiva Corretora de Seguros , sua mãe Maria Lima Passarello (Advogada, Consultora Juridica e Vice-Presidente da Comissão Nacional de Arte e Cultura da ABA- Associação Brasileira de Advogados) que também lançou um livro pela mesma editora “Sentimentos em Versos”, a cardiologista Ana Marice Ladeia que também lançou na mesma editora o livro “Do amor e do amar”, e, Teresa Cristina Della Monica Kodama autora do livro “Violência e Feminicídio”.

Muitas pessoas que estavam na bienal, vieram conversar com Mayara e Thais devido a visibilidade causada com o uso da bandeira intersexo como vestimenta e se interessaram no livro, se sensibilizando muito com a situação de violação da integridade física e psíquica de bebês intersexo no Brasil e violências institucionais e obstétricas que as mães de intersexo são expostas.

Aqui trago a sinopse do livro escrito pela professora livre-docente Dra. Tânia Sueli Brabo (UNESP).

Thais Emilia de Campos dos Santos, na obra Jacob(y), “entre os sexos” e cardiopatias, o que o fez Anjo? aborda vários problemas que dizem respeito ao aviltamento de direitos de muitas mulheres e crianças ainda constatados na atualidade. No texto, a autora relata que por ser mãe de Jacob, um bebê intersexo, vivenciou a negação de vários direitos a estes bebês o que a levou a desvelar o enfrentamento a esta outra forma de violência vivenciada por muitas mulheres, o problema de gravidez de alto risco e o pós-parto, apontando a realização de cuidados paliativos a bebês Intersexos, além de vivenciar a dor da morte de um filho. Mesmo com tanta tristeza, ela não desistiu da luta, ainda que em luto. 

O relato autobiográfico da autora mostra como foi ser mãe de Jacob, bebê intersexo.  Demonstra, também, sua luta em defesa dos cuidados em saúde de bebês Intersexos dando visibilidade ao questionamento de vários direitos negados a esses bebês naquele momento. Conforme constatou, ter seu sexo natural negado na Certidão de Nascimento, ou apenas receber sua Declaração de Nascido Vivo. A partir de importante pesquisa que realizou em nível de Doutorado acerca do tema, desvelou também a problemática das cirurgias mutiladoras irreversíveis de transição de sexo compulsória.

Traz também cartinhas psicografadas de Jacob, que intensificam a emoção que a leitura da obra proporciona além de indicar onde as mamães podem buscar ajuda.

O testemunho da autora apresentado neste importante obra, contribui significativamente para que outras mães se unam nesta mobilização necessária para a garantia dos direitos dos bebês intersexos e das mamães. No caminhar desta mobilização fundou a ABRAI- Associação Brasileira de Intersexos, que preside. Conhecer toda esta trajetória de luta e conhecer o pequenino Jacob, nos trazem muita emoção. Parabéns mamãe Thais Emilia, pela força e luta pelos direitos destes bebês, exemplo belíssimo de coragem e dedicação pelos direitos humanos tendo como motivação a breve e iluminada passagem por este mundo do pequenino e querido Jacob, que foi homenageado nacionalmente por movimentos de Direitos das Crianças, pela mídia em programas de TV, jornais e revistas nacionais. Nossa homenagem carinhosa à mamãe Thais Emilia e Jacob, grandes exemplos de luta pela vida!!!

Tania Suely Antonelli Marcelino Brabo

Link para adquirir seu livro: https://thaisemilia.com.br/produto/jacoby-entre-os-sexos-e-cardiopatias-o-que-o-fez-anjo-2-a-edicao/

Veja o vídeo do lançamento do livro Jacob: https://www.youtube.com/watch?v=hLSVhLSFoGA

Envie sua mensagem