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Avaliação Psicopedagógica

A Avaliação Psicopedagógica não é algo simples e não é qualquer psicopedagogo que está apto para realizar, pois essa envolve uma série de expertise. Deve contemplar aspectos biopsicossociais e culturais.  Diversas metodologias e estratégias pedagógicas. E, ir a campo, ou seja, se reunir e visitar ambientes, profissionais que estão envolvidos com quem é avaliado.

O propósito dessa avaliação é compreender como o indivíduo aprende: seu estilo de aprendizagem; potenciais e dificuldades; repertório de conhecimento acadêmico e defasagens; aspectos motores, sensoriais e emocionais; dinâmica com o conhecer; bloqueios; desenvolvimento; entre outros.

Não tem somente caráter diagnóstico, deve envolver encaminhamentos e orientações.

Quem pode ser avaliado?

Qualquer pessoa, instituições, equipes de ensino…

A Avaliação Psicopedagógica assim como o atendimento psicopedagógico não é algo voltado somente para crianças. Eu mesma, atuando há mais de 20 anos na área de psicopedagogia acompanho desde bebês até idosos. O trabalho psicopedagógico vai muito além de acompanhar crianças em idade escolar ou crianças com dificuldades de aprendizagem.  Envolve desenvolver potenciais, capacidade organizativa, gerenciar e orientar estudos e currículos, estimular e levar ao autoconhecimento fazendo com que a pessoa aprenda a aprender, ou seja, é um trabalho de desenvolver a autonomia dos sujeitos.

A avaliação psicopedagógica elenca também os potenciais e altas habilidades da pessoa em questão.

E, é muito importante enfatizar que a Avaliação Psicopedagógica não avalia só a pessoa em questão, mas os ambientes de aprendizagem, equipes e profissionais envolvidos, a relação entre ensino versus aprendizagem, as instituições, fatores sociais e culturais…

Vídeo complementar:

Para saber mais sobre o assunto clique no link e veja o vídeo.

Leia o artigo que refere ao meu trabalho de iniciação científica sobre Avaliação no Ensino Especializado orientado pela profa. Dra Anna Augusta Sampaio de Oliveira (Unesp).  Esse artigo é acadêmico e foi publicado em 2005 e é referência atual para vários concursos na área de Pedagogia e Psicologia.

Este artigo extrapola o tema Avaliação Psicopedagógica. Perpassa a avaliação geral do rendimento escolar.

Titulo: Avaliação em Educação Especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiência.

Este trabalho teve como objetivo discutir a prática da avaliação do aproveitamento escolar do aluno com deficiência. Assim, foi realizada uma investigação sobre a prática concreta da avaliação educacional, verificando, junto ao professor especializado, quais os critérios e estratégias que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho pedagógico e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência. Para isto, foi formulado um questionário com questões fechadas e entregue para 79 professores habilitados e atuantes em uma das quatro áreas de educação especial (deficiência auditiva, física, mental e visual), em classes especiais, salas de recursos, classes comuns inclusivas do Ensino Fundamental e da Escola Especial da APAE. Desse total, foram recebidos 39 questionários respondidos. As respostas foram classificadas por meio de categorias analíticas e submetidas à apreciação de consultores. Os resultados apontam que não ocorreram diferenças significativas entre os diferentes professores, o que nos permite inferir que seja nas instituições especializadas, nas classes especiais ou classes comuns, ao avaliar os alunos, as preocupações dos professores parecem transitar sobre os mesmos aspectos, salvo pequenas diferenças marcadas pelos objetivos específicos dos recursos educacionais dos quais os alunos são usuários.

Baixe o artigo completo:

http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2142/2099

Como Citar

Oliveira, A. A. S., & Campos, T. E. (2005). Avaliação em Educação Especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiência. Estudos Em Avaliação Educacional16(31), 51–78. https://doi.org/10.18222/eae163120052142

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