Skip to main content
Cursos e eventos

Crianças trans e intersexo existem sim, e precisam do apoio de educadores!

Muitas pessoas questionam essas existências, se são reais ou “invenções” da mídia ou até mesmo que seja uma ideologia, algo inventado.

Pois , eu posso afirmar que não é uma invenção nem ideologia.

Crianças trans existem, sim!

Quem aqui já esteve com uma criança trans?

Eu já! Posso afirmar que só quem já esteve com uma criança trans pode descrever e afirmar o quanto não é invenção nem ideologia, muito menos transtorno.

Essas crianças existem e tem suas demandas que precisam ser cuidadas para emponderá-las a enfrentar tantos desafios de uma sociedade que faz questão de não as enxergá-las ou acolhe-las.

Seus familiares e cuidadores, também precisam de respaldo. Pois são muito questionados por todos e precisam se fortalecer.

Mas, afinal, o que é uma criança trans?

É uma criança que está vivenciando um papel de gênero que não foi aquele designado a ela quando nasceu, ou seja, se ela foi registrada como menina, mas não se identifica como tal e prefere vivenciar o mundo dos meninos.

Crianças intersexo também existem!

Existem e são muitas mais que imaginamos!

Você sabia que há mais crianças intersexo que crianças trans?

A cada 100 nascimento, duas são intersexo.

Crianças intersexo, são bebês que nascem com características congênitas que não correspondem a congruência cromossômica, hormonal e de órgãos estipulados pela biológica como sendo do sexo macho ou fêmea.

Tá bom, mas não entendi ainda o que é intersexo, me explica melhor…

No teste do pezinho, é possível saber se a criança é intersexo, porque nem sempre é visível, nem sempre a alteração é no genital, nem sempre a pessoa intersexo é hermafrodita.

São considerados mais de 47 diagnósticos médicos que podem ser um bebê intersexo: klinefelter, Tuner, Hiperplasia Adrenal Congênita, Disgenesia Gonadal, hermafroditismo verdadeiro, Noonan, hipospadia , insensibilidade androgênica, ou seja, são muitos, mais de 40.

Curso

Inscreva-se no curo virtual , modalidade ao vivo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXw7L2kR6-nMu0nqw0tYOldmjy_P2O8GNM2q41AC_0b32tqg/viewform

Com muito orgulho vamos receber a Dra Thais Emília de Campos dos Santos, para um papo reto online dirigido à educadores e pessoas interessadas em refletir sobre identidade de gênero  e sexual nas escolas.

Entendemos a urgência deste debate com seriedade, afeto e acolhimento. Temas abordados:

  • Introdução legal e conceitos;
  • Educação para todos, diversidades e singularidades;
  • Demandas de novos sujeitos coletivos de direitos: alunos LGBTI;
  • A escola e instituições educacionais e a diversidade.

 Dra Thais Emilia de Campos dos Santos. Doutora em Psicologia da Educação. Psicanalista e Psicopedagoga. Especialista em Diversidade ,  Educação Inclusiva e Educação Sexual. Escritora . Presidente e fundadora da ABRAI-Associação Brasileira Intersexo. Mãe de autista e de intersexo.

Vídeo complementar:

Para saber mais sobre o assunto clique no link e veja o vídeo.

Envie sua mensagem